Valoriza

"EARTH PROVIDES ENOUGH TO SATISFY EVERY MAN'S NEED, BUT NOT EVERY MAN'S GREED"
Ghandi



Xavier Rudds - Messages
Aconselho!!


Actividades:
1.Breve diálogo com os alunos acerca da importância do Planeta Terra através da análise da afirmação de Ghandi.Registo das ideias principais no quadro.
2.Análise das principais ameaças ambientais e suas consequêncis através da projecção de um PowerPoint.
3.Realização de actividades no Environmental Book.
4. Visionamento do documentário Planet in Peril.Análise do mesmo e resolução de mais actividades no Environmental Book , através do preenchimento de espaços.
5. Audição da música intitulada Big Yellow Taxi com preenchimento de espaços.
6. Resolução de uma ficha de trabalho sobre o conteúdo da música.
7. Role-play activity.




2. Projecção de um PowerPoint com as principais ameaças ambientais.





3. Preenchimento do Environmental Book.






4. Visionamento do documentário da CNN, PLANET IN PERIL, sua análise e identificação das ameaças ambientais veiculado pelo mesmo.






5.Audição da música BIG YELLOW TAXI com preenchimento de espaços e discussão das ideias principais.

“Big Yellow Taxi"
They ________ paradise
And put up a ________ ________,
With a pink hotel, a ___________
And a swinging hot spot.
Don't it always seem to go,
That you don't know what you've got
Till it's gone—
They paved __________
And put up a parking lot!

They took all the __________,
Put them in a tree __________;
And then they ___________ all the people
A twenty –five bucks just to see them.
Don't it always seem to go,
(...)

Hey ________, _________,
Put ______ the DDT now;
Give me ________ on my _______,
But leave me the birds and the ______
Please!
Don't it always seem to go,
That you don't know what you've got
(...)

________ last _________,
I heard the screen _______ slam,
and a big yellow taxi
Carried off my _______ man.
Don't it always seem to go,
That you don't know what you've got
(...)

I said don't it always seem to go,
That you don't know what you've got
Till it's gone—
They paved paradise
And put up a parking lot!

Amy Grant





Esta música é uma versão de Amy Grant, sendo que a versão original pertence a Joni Mitchel. Por sua vez, os Counting Crows juntamente com Vanessa Carlton apresentam uma versão mais moderna desta música.
É também possível proporcionar um momento mais dinâmico, pedindo previamente a um dos alunos que toque e cante esta música ao vivo na sala de aula. Já tive a possibilidade de o fazer numa das minhas aulas e foi uma experiência que correu muito bem.



Link: videoclip Counting Crows ft Vanessa Carlton - Big Yellow Taxi



6. Resolução de uma Worksheet sobre o conteúdo da música.


7. Role-play activity.


8. Sugestões

Este poema, intitulado LITTER, da autoria de Levi Tafari apresenta um conteúdo muito interessante para ser analisado nas aulas. Os alunos poderão visualizar o videoclip de Tafari a fazer um rap deste poema ou poderão imaginar uma melodia para este poema.

LITTER

Well hello everybody
how do you do?
I wanna introduce
myself to you!
My name is LITTER
I dwell in the gutter
I’m comprised of glass,
Wood, metal and paper
I’m getting larger
Hour after hour
You’ll find me lurking
In your area.”
“I move around the city
I make it untidy
To human beings
I’m really unhealthy
I’m not very pretty
In fact I’m quite ugly
Some people even say
I’m real dirty
So I do what I can
To upset man
I’m unpopular
I’m not a part of his plan
A menace to society
I’m very naughty
Like poison
I’m quite deadly
Vermin love me
I make them feel secure
I’m produced by the rich
Thrown out by the poor
I’ve been around
A really long time
Even though you’ve made
Dropping me a crime
And if you think I’m rough
You ain’t seen nothing yet
I’ll get up to your neck
And make you sweat
This is a promise
It is not a threat
Yes you can call me names
Say I’m no good
But it won’t stop me
Messing up your neighbourhood.”
“Because
I’m LITTER
From the gutter
And my mission
Is to make you SUFFER.”







Visinamento PowerPoint Levi Tafari.